Obàtálá | Origem
Obàtálá é o filho primogênito de Deus criador do Universo, que
na cosmogonia Yorùbá, "Deus" é conhecido como "Olódùmarè", o "Deus Supremo", único, universal, onipotente, onisciente e onipresente.
Obàtálá o grande "Orixá Rei das Vestes Brancas", reconhecido como "Òrìṣà", (Orixá) de mais alto cargo no Panteão Yorùbá, dotado de poderes ilimitados com a missão de criar a humanidade
na terra, da centelha de vida, do ar, da água e do fogo, sendo a raiz espiritual de toda linhagem dos "Òrìṣà Òṣàlá", aglutinados no grupo dos "Àwọn Òrìṣà Funfun", (Os Orixás Brancos), cujas suas vestes são brancas.
Yemòó a esposa legítima de Obàtálá, uma divindade da pureza das
águas límpidas da criação, usa vestes brancas, e senta ao lado esquerdo do trono de Obàtálá, cujo "Awo", (mistério) da reprodução humana se fundamenta nos "Ìtàn", (história) com a linda louvação "mãe das minhas mãos", que se refere a habilidade da Yemòó, de cuidar das mulheres para engravidarem com saúde.
Obàtálá e Yemòó, constituíram família, e são os legítimos "Pai e Mãe", da família dos 16 (dezesseis) filhos "Òrìṣà Funfun", da linhagem branca os "Àwọn Òṣàlá", (os Oxalás).
O "Plano Divino", se manifestou criando 2 (duas) categorias hierárquica, abaixo:
1. A "Categoria da Criação", a mais elevada, abrange todos os participantes da criação do Universo, aglutinados no grande grupo dos "Àwọn Òrìṣà Funfun", encabeçado pelo Orixá da criação Obàtálá, sendo considerada os "Àwọn Òrìṣà Ancestrais";
2. A "Categoria da Existência", a mais atuante, abrange todos os participantes "Àwọn Òrìṣà Aiyé", (os Orixás do Planeta Terra), cujo domínio se revelam como guardiões dos elementais da natureza aqui no plano espiritual.
Kolofé
Mo Ki Gbogbo!
Ọlọ́rum bùkún fún o!
Umbanda | Energias de Fé
1. A Umbanda crê em um "Ser Supremo", o "Deus" único,
criador de todas as religiões monoteístas. Os Orixás são emanações da
Divindade, como todos os seres criados;
2. O propósito maior dos seres criados é a "Evolução", o
progresso rumo à "Luz Divina". Isso se dá, por meio das vidas sucessivas, a "Lei
da Reencarnação", o caminho do aperfeiçoamento;
3. Existe uma "Lei de Justiça Universal", que determina a
cada um colher o fruto de suas ações, que é conhecida como "Lei do Karma";
4. A Umbanda se rege pela "Lei da Fraternidade Universal",
todos os seres são irmãos, por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o
que gostaríamos que a nós fosse feito;
5. A Umbanda possui uma identidade própria, e não se
confunde com outras religiões e/ou cultos religiosos, embora a todos respeitem,
fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles;
6. A Umbanda está a serviço da "Lei Divina", e só visa ao "Bem ao Próximo". Qualquer ação que não respeite o "Livre-arbítrio", das criaturas, que
implique em malefício e/ou prejuízo de alguém, ou utilize-se de poderes sobrenatural de magia negra, feitiçaria e quimbanda não é Umbanda;
7. A Umbanda não realiza em qualquer hipótese o sacrifício
ritualístico de animais para magia negra, feitiçaria e quimbanda, nem utiliza quaisquer elementos
destes em ritos de ocultismos, só realiza naturalmente, oferendas e/ou trabalhos espirituais de luz;
8. A Umbanda não preconiza a colocação de despachos e/ou
oferendas de forma sujar a imagem de forma degradável em estradas, parques, praças e/ou esquinas urbanas, cuja reverência às "Forças da Natureza", implica em preservação e respeito a todos
os diversos ambientes naturais, biológicos e componentes dos ecossistemas Terrestres;
9. Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando,
sem aceitar retribuição de qualquer espécie, por qualquer que seja os atendimentos, consultas e/ou
trabalhos espirituais. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.
A Força da Fé em Deus | "É só Deus, quem pode mais é Deus"
Um Espírito Amigo de Fé!!!
Báwo ni!
Banhos de Ervas | Energias da Matéria
Os "Àwọn Ewé Ọ̀rọ̀", (os banhos de ervas encantadas) nos médiuns, é uma prática comum no meio
espiritual, melhoram a vibração do "Ara Ènìà", (corpo) que purificam a energia da matéria envolta pelo nosso plasma corporal.
Contudo, cada banho de ervas diferem em sua classificação e características energéticas, como as aplicadas a pureza, a limpeza, ao descarrego, a quebra de olho grande, e das quizilas. Da retirada dos encostos, dos zombeteiros, e dos egúns.
Da quebra das de magias: negra, vodu, mandingas,
mirongas, feitiços, bruxarias. Contra os ataques astrais das energias saturadas, dos miasmas, e das larvas astrais.
Os "Ìwẹ̀ Àgbo", (banho de ervas) corporal são preparados a base de água natural e/ou encantada, feito com ervas específicas de iniciação/purificação do santo. São utilizados para a purificação energética do "Ara Ènìà", (corpo) é realizado de duas formas básicas, uma sobre coroa do médium, e outra sobre os ombros do médium.
O "Ìwẹ̀ Àgbo Orí", (banho de cabeça) atua na fixação energética do "Orí", é jogado sobre a coroa na cabeça, no sentido para baixo, enquanto se pede ao seu "Òrìṣà", (Orixá) as vibrações positivas, as energias de luz, bem como a estabilização seu plasma.
O "Ìwẹ̀ Àgbo Èjìká", (banho de ombros) atua no descarrego energético da parte física do "Ara Ènìà", (corpo humano) é jogado sobre os ombros, no sentido para
baixo, enquanto se pede ao seu "Òrìṣà", (Orixá) a limpeza das energias
ruins, pesadas e dos carregos.
Os banhos devem atender a um calendário semanal, respeitando-se
os dias indicados, para absorver energia específicas dos "Àwọn Òrìṣà", do dia.
O preparo dos banhos, depende dos seguintes, princípios, e de
manipulações energéticas, na magia da sua confecção, abaixo:
1. INFUSÃO - Para partes macias das plantas, folhas e/ou
flores, coloca-se as ervas triturada, em um recipiente de porcelana/vidro, despejando
água fervente, em repouso até 30 min, abafado/coberto;
2. DECOCÇÃO - Para madeiras, raízes, sementes, caules e/ou
partes duras das plantas, em um recipiente de porcelana/vidro, despejando água
fria, após levar ao forno, até 30 min, aplique o "Decoto de Meio", deixar a
água fervendo, até reduzir o seu volume;
3. MACERAÇÃO - Para folhas e flores, coloca-se as ervas
triturada em recipiente de porcelana/vidro, despejando água fria, cobre-se o
recipiente, deixando-o repousar em até 2h, A maceração utiliza o processo de
amassar/quebrar as folhas/flores com as mãos até a água mudar de cor, conforme
a coloração do banho;
4. COAGEM - Utiliza-se um filtro de algodão e/ou linho, para
purificar o material particulado na calda do banho, deixando limpo para jogar
no corpo;
5. TINTURA - Utiliza-se a calda do banho, com as ervas em
imersão no álcool, principalmente, de cereais, aplicando a erva triturada em
vidros, de preferência âmbar, até 25% do volume, e álcool até completar 75%,
mantendo envasado até 30 dias;
6. UNGUENTOS - Utiliza-se na parte externa o corpo, para secar
feridas, passe espalhando até duas vezes por dia, composição de três partes do
sumo fresco da erva, com 10 partes de gordura vegetal, cozinhar em banho-maria,
até 1h;
7. COMPRESSAS - Utiliza-se para ferimentos, batidas, contusões,
aplicar nas feridas, Massura, e espreme-se sobre a pele, coloca-se as folhas
sobre a pele e amarra-se com uma faixa branca.
8. CATAPLASMA DE ERVAS FRESCAS - Utiliza-se aplicando as ervas
amassadas diretamente sobre a parte afetada, sem preparação prévia.
9. CATAPLASMA DE ERVAS SECAS - Utiliza-se colocando no interior
de um saquinho e aplicadas frias ou quentes, de acordo com o caso.
10. CATAPLASMA SOB FORMA DE PASTA - Utiliza-se socando as ervas até
formarem um papa, que podem ser aplicadas, diretamente, ou sob dois panos, no
local. Quando não se tem erva fresca, usa‐se a seca, sendo preciso água
fervendo nas ervas, para auxiliar formação de papa.
Por fim, ao tomar seu banho de ervas, eleve sua vibração com
bons pensamentos, atraindo energias positivas, além do sentimento de gratidão a Deus, por tudo o que ele te
proporciona na sua vida.
Tenha em mente, que em cada um dos "Àwọn Ewé Ọ̀rọ̀", (os banhos de ervas encantadas) se aplica um rito diverso, se carrega um padrão de
energia positiva, e muita vibração de limpezas da alma, Amém...
Um Espírito Amigo da Floresta!
Ẹ kú àábọ̀ o!
Os Chakras | Energias de Luz
Definição de Chakra: palavra do idioma "Sânscrito", significa
círculo. É um vórtice energético, constitui-se em um canal de energia espiral,
conhecido como "Prana", que absorve energias boas, e dispersa energias nocivas, por meio da
energia de sopro "Kundalini".
Os vórtices se dividem em centro de forças energéticas "Maior", (Chakra) a
nível "Fisiológico-orgânico", e centros de forças energética "Menores" (Micro-centros) a nível de interface dos planos energéticos sutis, conhecido popularmente, como
"Pontos Energéticos", de amplitude elétrica que efetuam as micro trocas
energéticas auxiliares.
A amplitude elétrica das rotações energéticas dos Chakras,
recai sobre o poder da energia de sopro "Kundalini", que ventilada, acionam os ciclos rotatório
em torno de seu núcleo, por meio das pétalas, pulsando os vórtices a girar e, assim trocando as energias dos Chakras, trazendo a estabilidade energética.
A existência de pétalas em forma de estrutura helicoidal,
são estruturadas conforme a natureza de cada Chakra, em tamanho, sua localização, e na sua função "Fisiológico-orgânico".
Compondo-se, de cores fundamentais, que indicará o nível da sua frequência de troca energética,
harmonizando a sintonia do núcleo, no processo terapêutico de cura, temos:
7. SAHASRARA - O Chakra Coronário (Om), é situado no alto da cabeça de cor violeta (na região da coroa);
6. AJNA - O Chakra Terceiro Olho (Ksham), é situado na testa entre as duas
sobrancelhas de cor índigo;
5. VISHUDDHA - O Chakra Laríngeo (Shyam), é situado abaixo do centro do
pescoço de cor azul, na laríngeo;
4. ANAHATA - O Chakra Cardíaco (Yam), é situado no centro do tórax de cor verde, sobre o coração, entre
a musculatura do peito;
3. MANIPURA - O Chakra Plexo Solar (Ram), é situado entre as
costelas de cor amarelo, na reentrância, em cujo nxaice repousa o diafragma;
2. SVADHISTHANA - O Chakra Umbilical (Vam), é situado na região do
umbigo de cor laranja, exatamente dois dedos abaixo;
1. MULADHARA - O Chakra Básico (Lam), é situado acima do assoalho pélvico de cor vermelho, fato
de situar-se na extremidade inferior da coluna vertebral.
O Prana Solar, é uma energia básica dos Chakras na
vitalidade de nossos corpos sutis, também, consequentemente, se polarizam nas sete
cores do espectro de luz visível, ao se abrirem, ampliam sua gama de raios e pura luz, ao se fecharem, perdem o poder de luz e ofuscam, situações essas que são estudada na Cromoterapia.
Nadis - Canais Energéticos Sutis
O Prana é uma das forças de sustentação dos seres vivos, compreendendo a energia vital, no conceito de fluir, por meio de finos canais sutis chamados "Nadis", que usado corretamente pela pessoa habilitada com conhecimentos dos poderes do sopro quente da "Kundalini", aplicado diretamente nos (Micro-centros), com a pressão estável de forma correta, e com o toque da mão em nível de calor adequado a cada cura, sustentam os processos fisiológicos corretos, e equilibram o núcleo, sincronizando assim, o vórtice de energia "Kundalini".
Pressionando os Dedos:
Influencia na cura dos órgãos correspondente:
Dedo Polegar -
Baço e Estômago | Dedo Indicador -
Rins | Dedo Médio -
Fígado e Vesícula Biliar | Dedo Anelar -
Intestinos e Pulmões | Dedo Mindinho -
Coração e Intestino Delgado.
O princípio da energia do sopro "Kundalini", é ativar a vibração da Cromoterapia,
é fazer com que a energia dos Chakras, voltem a vibrar (em círculos), de forma absorver a luz, para galgar o equilíbrio do diapasão da sua cor fundamental. Contudo, a energia do sopro "Kundalini", ajusta a aplicação correta
na vibração de luz do Chakra, porém, são necessários certos procedimentos de
equilíbrio plasmático, para corrigir as disfunções cromática, por meio das pétalas trazendo a estabilidade dos Chakras, e seus pontos energéticos.
Os Chakras são estudados por diversas religiões, e principalmente, pelas escolas espirituais, templos e médiuns em puro desenvolvimento espiritual.
Um Espírito Amigo de Cura!
Mo kí gbogbo!